• Tecno Carne Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Todos os benefícios do blockchain na rastreabilidade da carne

No Brasil, o Carrefour, em parceria com a empresa de tecnologia Safe Trace, já possibilita que consumidores tenham acesso a informações detalhadas sobre as etapas de produção e distribuição de uma linha de produtos. Entretanto, por ser uma iniciativa ainda recente, muitos varejistas ainda se perguntam quais são os benefícios que a blockchain trará para o setor que atuam. Baseado nessa questão, veja como funciona essa tecnologia e quais são suas vantagens para varejistas e consumidores que podem estimular sua utilização.

Blockchain: Conceito básico dessa tecnologia

Inicialmente, a Blockchain teve seu conceito bastante associado ao bitcoin, mas atualmente essa ferramenta já está se dissociando dessa moeda digital e ganhando um conceito bem mais amplo.

O ramo alimentar é um ramo que vem se beneficiando dessa ferramenta. Ela vem sendo utilizada para contribuir com a rastreabilidade de toda a cadeia da carne, como explica Vasco Varanda Picchi, diretor de novos negócios na Safe Trace.

A ferramenta blockchain atua na coleta e armazenamento de dados em diversos pontos da cadeia produtiva da carne. Contribui também com a validação para maior consistência destas informações”.

Essencialmente para o mercado varejista, Picchi explica que a blockchain proporciona maiores subsídios para tomada de decisões, ao mesmo tempo que proporciona a máxima segurança e transparência de informações para os consumidores.

No Carrefour, essa tecnologia já está disponível para produtos da linha Suíno Sabor & Qualidade, mas a expectativa é que os consumidores poderão, em um futuro próximo, utilizar esse recurso em uma variedade maior de itens de marca própria da rede.

Etapas para a adoção da blockchain na rastreabilidade da carne

Para que atingisse os efeitos desejados pelo Grupo Carrefour, a adoção da blockchain precisou passar por algumas etapas até que fosse lançado de forma oficial. Picchi explica que inicialmente foi realizado um estudo sobre quais seriam as informações consideradas importantes para o consumidor, de modo a orientar quais dados deveriam ser coletados.

Após a definição de qual cadeia produtiva seria inicialmente trabalhada, Picchi diz que a Safe Trace iniciou um trabalho conjunto entre o Carrefour Brasil e Carrefour França para criar o modelo da solução e programação das regras do negócio. “Em um período de dois meses realizamos a programação das regras de negócios específicas, para operar na rede blockchain que já estava desenvolvida e funcionando”.

Adriana Cortez, responsável pela comunicação Externa do Carrefour Brasil, explica que assim que a tecnologia foi colocada em prática, o consumidor, por meio da leitura de uma etiqueta com QR Code, pode:

  • Conhecer informações específicas de cada lote, como o modo de criação, nome do criador, localização da fazenda;
  • Saber qual foi a alimentação dos animais, seus cuidados veterinários e condições de transporte até os frigoríficos;
  • Ter todos os dados sobre bem-estar do animal até chegar às gôndolas das lojas do Carrefour.

Benefícios da blockchain para varejistas e para consumidores

O varejo é um setor que possui compromissos de respeito à legislação e à qualidade dos alimentos, em especial a carne, cuja cadeia exige combate ao desmatamento ilegal e ao trabalho escravo.

Nesse contexto, Picchi ressalta que a Blockchain se torna uma aliada importante do mercado varejista. “A Blockchain se torna uma grande aliada pois garante a segurança de informações, preserva dados sigilosos como documentos de produtores e ao mesmo tempo proporciona transparência sobre a origem e movimentação dos animais”.

Além disso tudo, a responsabilidade socioambiental na cadeia produtiva da carne e a diferenciação quanto a qualidade do produto são outros diferencias que estimular o varejo a adotar a tecnologia blockchain.

Baseado nesses benefícios, Adriana Cortez explica que a tecnologia foi de grande importância tanto para o grupo Carrefour quanto para seus fornecedores.

O blockchain proporciona total controle e eficiência em casos de bloqueio e recall, além de assegurar que os rigorosos padrões de segurança alimentar exigidos pela rede sejam atendidos. Já para os fornecedores, permite uma visão 360º sobre todo o processo de distribuição e valorização da qualidade do produto”, diz Adriana.

E os benefícios para o consumidor?

De fato, todos os benefícios da blockchain são essenciais para varejistas, mas o benefício mais importante dessa ferramenta é, certamente, a possibilidade de garantir aos consumidores total transparência na rastreabilidade dos produtos oferecidos.

Segundo a responsável pela Comunicação Externa do Carrefour Brasil, essa é prioridade absoluta do Grupo. “Queremos garantir aos consumidores total transparência na rastreabilidade de nossos produtos e o blockchain está contribuindo com isso”, diz.

Essa prioridade dada ao consumidor é compartilhada pelo diretor de novos negócios da Safe Trace. Ele salienta a importância dessa ferramenta de rastreabilidade.

Com a contribuição do blockchain, o consumidor ganha o poder de optar por produtos com uma história e diferenciais conhecidos, além de maior segurança alimentar já que qualquer problema identificado na cadeia produtiva pode ser identificado e tratado de forma ágil e específica”, finaliza.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *