Boas Práticas

Quais os principais erros cometidos em açougues?

Assim como todos os estabelecimentos destinados à venda de produtos perecíveis, os erros em açougues são bastante variados e abrangem uma grande quantidade de falhas. Estas falhas, por sua vez, têm relação direta com a gestão do açougue.

Essa é a opinião de Paulo Tadeu de Oliveira, consultor na área de açougues e fundador da Paulo Tadeu Consultoria em Açougues. Segundo ele, hoje um dos principais erros em açougues é negligenciar a gestão que envolve o açougue.

É essencial que o líder do açougue compreenda que são os números que devem conduzir suas decisões mais relevantes dentro do seu açougue” diz Oliveira.

Ele ainda complementa: “o alinhamento básico entre praça, preço, produto e promoção, só é possível após uma análise fria dos números”.

Segundo o consultor, será este alinhamento que irá nortear todo o funcionamento de um açougue – “Será o conhecimento essencial mínimo que levará o açougue ao lugar de ganhos sustentáveis e duradouros”, diz.

Outra gama de erros em açougues registrada por Oliveira tem relação com o não investimento no capital humano, que é de extrema importância. “O alinhamento entre liderança e liderados, bem como o treinamento de todos, é essencial. O cliente percebe imediatamente quando o funcionário trabalha com boa ou má vontade”, explica.

Além disso, o bom treinamento dos funcionários tem relação com a necessidade em evitar erros em açougues, ligados à questão sanitária. Isso porque, muitos erros em açougues costumam ocorrer devido a diversas falhas sanitárias. Essas falhas vão desde o manuseio incorreto da carne, passando pela higiene dos trabalhadores e dos equipamentos, até erros em açougues onde a documentação está em desacordo com a legislação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *