Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_662421229.jpg

Padronização dos processos produtivos na busca por qualidade industrial

Na indústria de alimentos, a busca pela padronização de processos é cada vez maior, sendo a base para estruturar uma política de qualidade eficaz e que melhore o produto final, sem que haja desperdícios de recursos e de tempo. Ao alcançar essa padronização, a indústria alimentícia terá maior qualidade, não tolerando desperdícios nem falhas e fazendo com que os colaboradores estejam conscientes e comprometidos com a qualidade industrial.

Na indústria de alimentos, a busca pela padronização de processos é cada vez maior, sendo a base para estruturar uma política de qualidade eficaz e que melhore o produto final, sem que haja desperdícios de recursos e de tempo.

Ao alcançar essa padronização, a indústria alimentícia terá maior qualidade, não tolerando desperdícios nem falhas e fazendo com que os colaboradores estejam conscientes e comprometidos com a qualidade industrial.

Diante disso é fundamental entender a padronização dos processos produtivos e sua importância na busca pela qualidade da indústria de alimentos. Essa padronização consiste basicamente na elaboração de rotinas formalizadas, com o objetivo de simplificar e normatizar os métodos de trabalho.

Por que é importante padronizar os processos produtivos na indústria de alimentos?

As indústrias de alimentos requerem que todos os envolvidos nos processos produtivos sejam capazes de produzir um produto que atenda às necessidades do consumidor e que esteja sempre em conformidade com as regras na produção de alimentos, observando-se todas as etapas do processo produtivo.

Cada uma dessas etapas deve priorizar a máxima qualidade, integridade e segurança do produto, atendendo e assegurando as necessidades do consumidor e evitando qualquer alteração que comprometa a sua saúde.

Nesse sentido, a BRF sabe da sua sua importância para o setor de alimentos, por isso tem na padronização de seus processos produtivos como um de seus principais compromissos.

Para garantir a qualidade, nós da BRF acreditamos que é essencial a repetibilidade no padrão de produção dos nossos produtos”, comenta Fernanda Moura, diretora global de qualidade da BRF.

Segundo a diretora global de qualidade da BRF, é essa padronização dos processos produtivos que permite a confiança na hora da compra. “É isso que faz das nossas marcas líderes em diversas categorias de mercado”, explica.

Fernanda Moura complementa: “Quando os consumidores levam um produto BRF para casa, eles sabem que adquiriram um alimento de origem garantida, com cuidados que vão do campo à mesa”.

Padronização dos processos da indústria frigorífica: Como atingir?

Assim como ocorre com todo tipo de processo industrial, a indústria frigorífica é um setor produtivo que deve priorizar a padronização de seus processos produtivos, atendendo às exigências do consumidor e às regras de segurança alimentar.

Nesse contexto, a indústria frigorífica apresenta um cronograma de processos que precisam ser seguidos para garantir a qualidade do produto final, tais como recepção dos animais, insensibilização e sangria, evisceração, resfriamento e expedição.

Dessa forma é importante que esse tipo de indústria estabeleça uma sequência de tarefas a serem realizadas, visando obter processos produtivos mais padronizados.

  1. Escolher a atividade ou processo a ser padronizado;
  2. Descrever as interfaces (quem, quando, o quê, onde, por que, como), utilizando o fluxograma do processo escolhido;
  3. Selecionar as atividades críticas que necessitam de padronização;
  4. Construir instruções operacionais para as atividades selecionadas na etapa anterior

O estabelecimento de medidas de capacitação profissional torna-se essencial para alcançar a padronização na indústria frigorífica, gerando fácil entendimento e gestão de todos os processos produtivos.

Na BRF temos programas de capacitação profissional que permitem a padronização da manipulação de produtos e ingredientes, além da correta higienização pessoal, aumento constante do conhecimento técnico, entre outros”, explica Fernanda.

Fernanda salienta ainda a importância da rastreabilidade em todas as etapas do processo produtivo. “Temos também a rastreabilidade, que garante o nosso padrão de qualidade desde a compra de grãos que alimentam os animais até o produto final na mesa dos consumidores”.

A importância da padronização na qualidade industrial

Na indústria de alimentos, ao padronizar processos, tornando-os mais estruturados, fica mais fácil alcançar maior qualidade do produto final, atendendo às expectativas do cliente da melhor forma possível.

A padronização dos processos produtivos favorece uma redução nas taxas de erros, por meio da implementação de uma cultura de "acerte já na primeira vez". Isso garante um incremento de produtividade e da qualidade no processo produtivo na indústria de alimentos.

Para atingir índices cada vez mais altos de qualidade, realizamos diversas medições, que nos permitem avaliar de perto os indicadores de desempenho da operação e propor melhorias”, explica.

A diretora global de qualidade da BRF também explica que a empresa promove capacitação profissional e campanhas de conscientização com seus colaboradores, em todas as fábricas BRF no mundo.

Os investimentos dos últimos dois anos, a busca por qualidade já está dando resultado – diminuímos em 13% o número de reclamações dos consumidores nos nossos canais de atendimento, que veem nos produtos o alto nível de qualidade”, comemora.

Quer saber mais sobre como alcançar alta qualidade industrial? Baixe nosso material exclusivo e gratuito!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Tecnocarne Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar