Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_69227629.jpg

Abatedouros: como elaborar um plano para tratamento de resíduos?

A recuperação e o tratamento dos resíduos gerados em abatedouros de frangos só devem ser feitos em locais separados e isolados fisicamente das instalações em que há manipulação dos produtos destinados ao consumo humano. A escolha do tipo de tratamento a ser adotado no abatedouro depende de dois fatores fundamentais.

O Brasil é o segundo maior produtor e o terceiro maior exportador de carnes de frango do mundo. Mas abatedouros de frangos têm sido responsáveis por parte de poluição das águas nas regiões em que estão localizados, devido à carga poluidora dos resíduos, que possuem altas concentrações de matéria orgânica solúvel gerada pelo processamento industrial dos animais e da lavagem dos equipamentos e instalações do abatedouro. Os resíduos de abatedouros de frangos são alvos de discussões na indústria brasileira de produção avícola. Seja para determinar e estudar normas legais para um descarte correto ou para desenvolver tecnologias focadas no reaproveitamento, profissionais e estudiosos concordam que resíduos decorrentes de abatedouros de frango devem receber a mesma atenção que a produção dos animais em si.

A recuperação e o tratamento dos resíduos gerados em abatedouros de frangos só devem ser feitos em locais separados e isolados fisicamente das instalações em que há manipulação dos produtos destinados ao consumo humano. A escolha do tipo de tratamento a ser adotado no abatedouro depende de dois fatores fundamentais.

a) Grau de remoção de poluentes requerido: quanto maior for a concentração de resíduos, mais rígido deve ser o tratamento;

b) Disponibilidade de área: independentemente do método escolhido para o tratamento dos resíduos, será necessária a construção de instalações específicas. Em geral, um sistema de tratamento e resíduos de abatedouros de frangos apresenta as seguintes unidades:

Dispositivo para coleta de sangue, ao final da calha da seção de sangria;

Dispositivo para coleta de penas, ao final da calha da seção de depenagem;

Dispositivo para coleta de vísceras, ao final da calha da seção de evisceração e preparo da carcaça;

Caixa de reunião de despejos, seguida de canal provido de telas _nas, para reter o material que atravessa os dispositivos dos itens b e c;

Caixa de retenção de areia, seguida de calha Parshall;

Caixa de retenção de gordura;

Unidades de tratamento biológico.

Quer saber mais sobre tratamento de resíduos? Baixe nosso material gratuito e exclusivo sobre o tema! 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Tecnocarne Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar