Oportunidades

Principais medidas na busca pela máxima eficiência energética

Em um ambiente refrigerado de proteína animal várias são as medidas que podem contribuir para a eficiência energética do sistema. O vice-presidente do DNRI (Departamento Nacional de Refrigeração Industrial), vinculado à ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), Silvio Guglielmoni, ressalta as mais utilizadas:

Adoção de uma abordagem completa do sistema

Essencial quando é projetado um novo sistema, ou seja, há oportunidade de incorporar a eficiência energética ao longo de todo o processo.

“Fazendo isso, consideramos a operação do sistema como um todo e não apenas nos concentramos em componentes individuais. Isso porque cada componente tem efeitos de fluxo que impactam em outros componentes”, explica.

Aplicação de Sistema de Refrigeração Variável

Através da modulação da velocidade dos motores elétricos – com a aplicação de Inversores de Frequência – é possível variar a produção de frio do sistema.

Para conseguir isso, Guglielmoni indica o uso da modulação de velocidade dos motoventiladores de condensadores evaporativos e torres de resfriamento, variação de vazão das bombas centrifugas e principalmente, na modulação de capacidade dos compressores industriais.

“Desta forma o sistema de refrigeração responde de forma flexível e variável à variação de quantidade produzida e dos produtos, sempre mantendo o sistema energeticamente eficiente, independentemente das exigências momentâneas do sistema de refrigeração industrial”, explica Guglielmoni.

 Análise da demanda de refrigeração

Com a correta análise é possível dimensionar a correta carga de resfriamento/congelamento do produto a ser processado. Assim, atendem-se as necessidades exatas de temperatura para cada produto.

Recuperação de calor rejeitado pelo sistema de refrigeração

Com o aproveitamento do calor rejeitado pela refrigeração, é possível realizar a geração de água quente, higienização sanitária, pré-aquecimento da água de alimentação da caldeira e outros processos.

Seleção do melhor refrigerante

A seleção do refrigerante representa um importante item na eficiência energética do sistema de refrigeração, já que o tipo de refrigerante pode afetar a eficiência de um sistema em até 20%.

Neste sentido, Guglielmoni dá uma dica importante que também trará ganhos ambientais.

Com a eliminação progressiva do fluorocarbono químicos (CFC, HCFC), devido aos seus efeitos sobre o meio ambiente, os fluidos naturais como a amônia e dióxido de carbono (CO2) através de sistemas modernos que utilizam baixa carga de fluido refrigerante tem se comprovado como um sistema seguro e com alta eficiência energética”.

Também é importante verificar e manter a integridade do isolamento térmico das tubulações, paredes e tetos construídos em isopainéis, bem como as portas térmicas.

Por fim, vale lembrar que a eficiência energética trará benefícios para todo o segmento de proteína animal, que terá redução dos custos e aumento da produtividade. Portanto, precisa sempre ser ponderada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *