Boas Práticas

Principais cuidados na hora de produzir bacon artesanalmente

Sem dúvidas, produzir bacon artesanal é uma arte, mas mesmo assim há cuidados que precisam de atenção para que possamos produzir peças de bacon que atendam todas as expectativas.

O primeiro cuidado tem relação com a qualidade e procedência da matéria-prima. “Conhecer seu fornecedor é sempre o melhor caminho para isso”, diz Henry Carlos Rolin, da Famiglia Artigianale.

Ele ainda ressalta que ter um ambiente apropriado para a produção seguindo sempre as normas de higiene e segurança alimentar é fundamental para produzir um bacon artesanal de qualidade.

Além disso, há outros cuidados que precisam de atenção redobrada. O primeiro deles tem a ver com respeitar os processos indicados por literaturas ou charcuteiros mais experientes.

Peterson Rebechi ainda cita que o tempo de cada processo é essencial tanto por segurança do produto e do consumidor, quanto para a correta produção que resultará em sabor e em um produto bonito.

Uma boa conservação também é importante. Neste sentido, químico apaixonado, cozinheiro da família e estudioso da charcutaria e processos de conservação e transformação da carne cita que após a produção, cada tipo de defumação necessita de um diferente processo de estocagem. “Para não haver dúvidas, guardar os produtos prontos na geladeira ou até mesmo congelá-los para uso futuro é eficaz e seguro na conservação”, finaliza.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *