• Tecno Carne Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Oportunidades

Por que investir em equipamentos e capacitação para aproveitar a carcaça suína?

A principal tendência para a carcaça suína é a adoção de cortes menores e mais modernos. Porém, para conseguir isso, a zootecnista e supervisora administrativa na Ianni Agropecuária Andrea Cristina Ianni explica que é imprescindível dispor de bons equipamentos, além da constante capacitação dos colaboradores.

“Facas e serras de qualidade superior são fundamentais para que os cortes sejam obtidos da melhor forma possível, oferecendo os cortes mais desejados até pelo cliente mais exigente”, salienta.

Mas vale ressaltar que os cuidados com a qualidade da carcaça suína devem iniciar-se no manejo ocorrido na granja, passando pelo transporte, abate, desossa e separação dos cortes.

Neste contexto, Andrea lembra que os hematomas, lesões e arranhões são menos comuns na suinocultura, ocorrendo em razão de choques desregulados durante o abate que afetam a qualidade do pernil, por exemplo. Mas, mesmo assim, é importante priorizar o bem-estar animal, impedindo que o rendimento da carcaça suína seja afetado por falhas de manejo.

Exatamente por essa questão, a constante capacitação dos profissionais é outro fator fundamental na concepção da zootecnista. “A apresentação é hoje um dos fatores mais importantes para os cortes de uma carcaça suína, por isso todos os colaboradores devem passar por constantes capacitações”, salienta.

Além disso, Andrea diz que a segurança desse colaborador deve estar sempre em primeiro lugar, reforçando ainda mais a importância da sua constante capacitação. Portanto, todas as partes da carcaça suína são hoje muito bem aproveitadas, basta ter conhecimento e habilidade, além de estar antenado às principais tendências do mercado. Tais preocupações irão agregar valor à carne suína, possibilitando elevação na sua comercialização.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *