Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cenário e propostas da rotulagem de transgênicos no Brasil

Cenário e propostas da rotulagem de transgênicos no Brasil

Atualmente as embalagens de alimentos comercializados no Brasil precisam apresentar um selo triangular amarelo com a letra "T". Isso indica que ali há alimento transgênico ou que tem em sua composição ingredientes com gene transgênico, além das espécies doadoras do gene. "Se eu identificar uma bactéria é assustador (ao consumidor), mas não estou ingerindo uma bactéria, mas o gene”, explica a diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani.

Ainda de acordo com Adriana, o selo não indica se o alimento é ou não seguro para consumo, mas está relacionado com o direito do consumidor em saber o que há na embalagem. Entretanto, pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) revela que 70% dos entrevistados desconhece o significado do selo, o que leva a uma mensagem equivocada, além de confrontar com o cenário de que mais de 90% da produção nacional de milho e aproximadamente 100% da nossa soja seja transgênica.

Existe um projeto de Lei (PL) solicitando a retirada da informação das espécies doadoras do gene, além disso o setor de carnes questiona a necessidade do selo em suas embalagens (afinal existe seja resistente à seca, que transformada em ração é consumida pelos animais), mas nenhuma dessas ações é conclusiva.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar