• Tecno Carne Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Nutrição de precisão para gado: conheça essa tendência

*material produzido em parceria com Agrishow

Aproveitar ao máximo o alimento ingerido pelo gado, aumentando a eficiência e, consequentemente, reduzindo os impactos ambientais. Este é o objetivo da nutrição de gado com precisão, eficiente e segura forma de nutrição de gado considerada uma das tendências mais fortes dentro da pecuária. A premissa básica da nutrição de precisão baseia-se no conhecimento das exigências nutricionais dos animais, visando o estabelecimento das normas e padrões de alimentação para o adequado balanceamento de dietas.

Assim como vem ocorrendo com o setor industrial, a pecuária já vive sua 4ª revolução, onde os processos produtivos, etapas da cadeia de valor e de distribuição ao redor do planeta começam a se aperfeiçoar e se modificar. Nesse contexto, a nutrição de precisão vem sendo uma das tendências mais fortes.

Para o gerente comercial da Nutratta Nutrição Animal, Rodrigo Brentani Samaia, com o maior uso de tecnologia e intensificação da atividade pecuária, a maior tendência é a da nutrição de precisão, principalmente em razão do custo da terra que sobe e das margens de lucro que se espremem. “Esse detalhe pode se tornar a principal diferença entre uma fazenda de alta ou baixa rentabilidade”, opina.

Com essa técnica, pecuaristas podem aumentar a eficiência na produção pecuária, seja ela de leite ou de carne, por meio do aproveitamento máximo do alimento consumido pelo animal, ou seja, por meio da nutrição de gado com maior precisão.

Significado da nutrição de gado baseada na máxima precisão

Basicamente, a nutrição de gado com precisão tem como principal objetivo buscar a máxima eficiência na alimentação do gado, priorizando o atendimento de todas as exigências de cada uma das categorias animais, sempre se baseando na eficiência produtiva e na redução de custos.

A nutrição de precisão nada mais é do que o ajuste fino entre a dieta preconizada pelo técnico (nutricionista e zootecnista), fornecida no cocho e de fato consumida pelos animais”, explica Samaia.

Esta prática impacta diretamente a rentabilidade do sistema pecuário, sendo por isso, essencial para o produtor que quer atingir maior produtividade e lucratividade, possibilitando que ele se mantenha na atividade por mais tempo. Essa busca por equilibrar o resultado financeiro com menor impacto ao meio ambiente e saúde animal é, segundo o gerente comercial da Nuttrata, o que realmente gera um negócio realmente sustentável, economicamente, ambientalmente e socialmente.

Cuidados necessários para adotar a nutrição de precisão

Certamente, o uso da nutrição de gado de precisão trará diversos benefícios ao sistema produtivo da pecuária. No entanto, essa prática só se tornará bem-sucedida se a quantidade de nutrientes (fornecidos e ingeridos) e as exigências animais forem conhecidos com elevado grau de certeza.

Para que isso seja possível, ações em diversas etapas do processo de alimentação são necessárias, como a correta definição da composição de alimentos, eficiência na mistura de ingredientes, consumo da dieta, características e categoria animal, entre muitas outras variáveis.

A correta definição destas etapas combina várias ideias e ações que trabalham em harmonia, objetivando a maior eficiência produtiva. Assim, informação, tecnologia, e controle de processos são muito importantes, principalmente para levantar o máximo de informações.

Neste sentido, vale desmistificar uma informação: o termo “precisão” geralmente é associado ao uso da alta tecnologias que demandam altos investimentos, no entanto, está muito mais associado à mudanças comportamentais e de análise dos dados da propriedade, com objetivos de controlar a variabilidade dos processos, do que com o alto investimento na tecnologia em si.

Nutrição de precisão e sua relação com o custo-benefício

A adoção da nutrição de gado com maior precisão traz diversos benefícios para os pecuaristas que a adotarem com eficiência, tais como redução de desperdício de ingredientes utilizados na alimentação e maior controle da variabilidade da dieta.

Mas, segundo Samaia, toda essa tendência está diretamente correlacionada com custo-benefício do sistema produtivo. “A precisão na utilização dos recursos nutricionais, otimização do espaço para produção e respeito ao meio ambiente e sociedade são consequências que agregam mais valor ao produto final, melhorando o custo-benefício”.

Com a adoção da nutrição de precisão na alimentação do gado será possível reduzir o tempo de confinamento para animais de corte e aumentar significativamente a produção de leite na bovinocultura leiteira.

Além disso tudo, na ideia de Samaia, a nutrição de gado de precisão contribuirá inclusive com uma maior participação brasileira no mercado internacional da produção de alimentos.

Mais pessoas pensando, falando e agindo desta forma é o caminho para que a pecuária seja reconhecida como uma atividade que gera valor para a sociedade, ajudando o Brasil a se consolidar como o celeiro do mundo”. Ainda segundo o gerente, a demanda por alimentos vem sendo cada vez maior e nosso país tem tudo para mais do que duplicar sua participação no mercado internacional. A nutrição de gado com maior precisão é mais um passo para conseguir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *