Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pensando em produzir embutidos artesanais? Veja como começar

Pensando em produzir embutidos artesanais? Veja como começar

Embutidos artesanais são uma espécie de embutidos cárneos. Produtos obtidos a partir de carne fresca que passa por um ou mais tipos de processo, como cozimento, salga, defumação ou mesmo somente a adição de diferentes condimentos e temperos. Segundo a zootecnista e fundadora-responsável técnica da Linguiceria S.A., Silvia Rossi, os embutidos cárneos são produtos obtidos através do processo de moagem da carne, seguida do preparo e embutimento em um envoltório próprio para cada tipo de produto.

No processo de fabricação dos embutidos artesanais, existe uma série de medidas que precisam ser ponderadas, já que são responsáveis por causar impactos na qualidade e inocuidade do produto final. Porém, antes de começar a produção propriamente dita, Silvia sugere ser fundamental e recomendado que se faça um plano de negócios bem fundamentado. “Com o plano de negócios colocaremos no papel todas as ideias, estudo de mercado, custos, gerenciamento e demais ações relacionadas à gestão”, diz.

Além disso, estudar o mercado, buscando entender qual é a sua demanda e qual é o perfil do consumidor é de extrema importância para o sucesso do empreendimento destinado à produção de embutidos artesanais. Para auxiliar na produção artesanal de embutidos, várias medidas são necessárias, dentre as mais importantes:

  1. Preocupação e atendimento da legislação relacionada ao setor;
  2. Origem das matérias-primas;
  3. Processamento da matéria-prima;
  4. Equipamentos e estrutura;

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar