Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aquecimento por radiofrequência: você conhece essa técnica?

Aquecimento por radiofrequência: você conhece essa técnica?

Pasteurização, secagem e esterilização são apenas algumas das possibilidades em utilizar aquecimento por radiofrequência (RP); processo que envolve a transferência de energia eletromagnética diretamente para o produto – há fricção entre as moléculas, especialmente as de água, assim o aquecimento acontece dentro do produto. A técnica também é chamada de aquecimento dielétrico de alta frequência.

Funciona assim: o produto que será aquecido forma um dielétrico (um isolador de eletricidade) entre duas placas condensadoras de metal, que são carregadas alternadamente positiva e negativamente por um campo elétrico de alta frequência alternante. As moléculas polares como a água tentam permanecer alinhadas com a polaridade desse campo elétrico.

Dentre as vantagens da técnica estão o fato de – primeiramente - aquecer mais rapidamente do que o método convencional. Em segundo lugar, o aquecimento é mais uniforme quando falamos da geometria de amostras, pois há um nível mais profundo de penetração de energia e padrões mais uniformes quando comparado ao aquecimento por micro-ondas.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar