Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

shutterstock_314923526.jpg

3 sinais de que seu frigorífico está modernizado

Um erro comum de profissionais ao tentar modernizar a planta de um frigorífico é fazer tudo de uma vez. Por isso, vale lembrar que, apesar de todos os passos serem fundamentais, eles não precisam ser executados de uma só vez. O responsável pela modernização, pode ser o proprietário, gerente ou engenheiro de alimentos contratado, que deve avaliar quais são os recursos disponíveis e começar pelos aspectos prioritários.

Um erro comum de profissionais ao tentar modernizar a planta de um frigorífico é fazer tudo de uma vez. Por isso, vale lembrar que, apesar de todos os passos serem fundamentais, eles não precisam ser executados de uma só vez. O responsável pela modernização, pode ser o proprietário, gerente ou engenheiro de alimentos contratado, que deve avaliar quais são os recursos disponíveis e começar pelos aspectos prioritários. Até porque, na maioria das vezes, nem sempre é possível contar com todos os recursos necessários para a modernização completa. Confira três sinais de que seu frigorífico está modernizado:

  1. Você entendeu que é necessário realizar e está fazendo isso com a seleção, que consiste em escolher os animais que serão os pais da próxima geração, e com o cruzamento entre indivíduos de diferentes raças. Na prática, a primeira maneira estará presente na segunda, é necessário que se faça a escolha dos animais de reprodução com base em seu mérito genético. Apostar em melhoramento genético dos animais significa focar em redução de custos de produção e aumento da produtividade. Com os avanços tecnológicos é possível aumentar a produção, uma vez que os produtores que trabalham com animais selecionados, como não podem gerar novos genes, irão buscar melhores resultados através de cruzamentos de animais com melhores características genéticas.  O melhoramento genético tem o poder de oferecer ao produtor e ao frigorífico uma eficiência maior na sua produção, pois aves de melhor qualidade genética não só agregam valor ao produto final como também diminuem os riscos de contaminação alimentar durante o processamento.
  1. Sabe que rastreabilidade eletrônica é necessária, pois com a intensa oferta de um produto de qualidade a preços menores, é essencial estar preparado para as exigências cada vez mais rigorosas impostas ao produto brasileiro pela demanda internacional. O mercado europeu, por exemplo, exige perfeita identificação dos animais que originaram as carnes.  Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis no mercado quando se trata de rastreabilidade eletrônica dos animais, que vão desde etiquetas de plástico até chips eletrônicos. A identificação e rastreabilidade eletrônica veio possibilitar, a partir de uma simples etiqueta da bandeja de carne, chegar à identificação do animal que gerou o produto, e, com isso, levantar todas as informações sobre seu histórico de localização e utilização.
  1. O processamento no seu frigorífico passa por alterações completas nas característica fundamentais do produto final (produtos porcionados, temperados, enlatados e carne orgânica, por exemplo) e melhorias nas características fundamentais dos produtos, como melhorias de embalagem.  Os principais procedimentos e inovações tecnológicas responsáveis por essas mudanças são:
  • Desossa mecanizada;
  • Fluxo de produção contínuo (sistema de paletização e movimentação);
  • Utilização de túneis de congelamento contínuo;
  • Máquinas à laser para corte dos porcionados;
  • Túneis de congelamento para porcionados (à base de nitrogênio, congelando a carne
  • rapidamente);
  • Sistema de embalagem a vácuo.

Quer saber mais sobre modernização de frigoríficos de frangos? Baixe nosso material exclusivo e gratuito.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Tecnocarne Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar