Inovação

Geração de energia fotovoltaica pode ser revertida em créditos e economia

A geração de energia a partir de raios solares se dá de uma forma relativamente simples. O diretor comercial da AWR Solar, Athos Rios, explica que a usina solar fotovoltaica opera da seguinte forma:

Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol, transformando-a em corrente elétrica, então essa eletricidade gerada passa por um equipamento chamado “Inversor de Corrente” para que então possa ser utilizada diretamente nas maquinas e equipamentos”.

Toda a energia gerada pelos painéis pode ter seu uso isolado (sendo armazenada em baterias) ou uso compartilhado (onde o possível excedente será encaminhado à rede). Nesta segunda possibilidade, Rios lembra que o excedente de energia solar quando volta para a rede, gerará ainda mais benefícios ao empresário.

O excedente da energia solar gerada que não for consumido imediatamente no local de instalação da usina fotovoltaica será lançado na rede pública de energia local e a unidade consumidora, onde foi instalado o equipamento fotovoltaico, receberá o que chamamos de créditos”.

O diretor comercial da AWR Solar explica que o sistema de “créditos” que serão lançados na rede da concessionária de energia local funciona como uma espécie de “reserva”. “Em momentos de baixa produção ou períodos noturnos, o proprietário da usina solar pode consumir esses créditos de modo que ao final do mês ele terá a economia (R$) esperada”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *