Processos

Esses são os motivos para congelar proteína suína

A proteína suína é uma das carnes mais produzidas e consumidas no mundo. Porém, as regiões produtoras desta carne geralmente estão distantes dos grandes centros de consumo. Por esta razão, adotar métodos de congelamento de proteína suína, são sempre fundamentais. Quando comparado a com outros métodos de conservação, o congelamento de proteína suína resulta em reduzidas alterações nas características sensoriais e físico-químicas da carne fresca.

Principais vantagens do congelamento de proteína suína

A principal razão para a adoção do congelamento de proteína suína como método de conservação é a manutenção das características físicas, microbiológicas e sensoriais da proteína, deixando-a o mais próximo possível do produto original, como explica o especialista na área e pesquisador do CTC (Centro de Tecnologia de Carnes) do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Manuel Pinto Neto.

O método faz com que toda a água presente no produto se transforme em gelo, reduzindo ou até mesmo bloqueando reações químicas, bioquímicas e enzimáticas, tornando esta água indisponível para o crescimento microbiológico”.

De acordo com o pesquisador, a aplicação do congelamento é relativamente simples, sendo utilizado para aumentar o tempo de conservação de carnes com o auxílio da tecnologia de refrigeração. “Em comparação com qualquer outro método de conservação, o congelamento é excelente porque as alterações são menores, assim o estado da carne fica bem próximo do original”, complementa.

Vale citar ainda que o congelamento de proteína não é um processo que visa realçar a qualidade de um produto ou mudar a sua natureza física, mas sim, um processo de preservação. Mesmo assim, há algumas poucas exceções. No caso específico da carne suína, o pesquisador explica que o método apresenta ainda vantagens mercadológicas, como controle de flutuações sazonais e minimização de perda por deterioração microbiológica.

Por fim, o congelamento possibilita que o transporte de perecíveis seja realizado à longa distância, garantindo a qualidade do produto por muito mais tempo, sem maiores problemas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *