Oportunidades

Desafios do mercado segmentado no setor de proteína animal

Para o mercado brasileiro, alguns nichos segmentados têm maior recorrência. No caso da proteína animal, a zootecnista e com experiência em mercadologia e análise do comportamento dos consumidores de produtos de origem animal, Natália Feliciano Ouriveis, lembra que os nichos de mercado das carnes premium estão muito em alta.

Estes são produtos provenientes de animais de qualidade superior, com características desejáveis de acabamento e idade e provenientes de criação sustentável”, explica.

A zootecnista lembra ainda que estes produtos também se diferenciam nas etapas do processo industrial. “No processo industrial da carne é agregado valor ao produto através dos tipos de corte, do tipo de maturação, da marca, além dos selos de qualidade e embalagem do produto, recebendo assim a característica de carne premium”.

Esse nicho de mercado, apesar de ser ainda pequeno, tem se expandido rapidamente através da ampliação dos restaurantes especializados em carnes premium em cidades de grande porte do Brasil e de todo o mundo.

Se limitar só ao produto não basta em mercados segmentados

De fato, o produto representa a parte mais importante em qualquer mercado segmentado no setor de proteína animal. Entretanto, a zootecnista lembra que neste cenário é difícil limitar-se apenas ao produto, ou seja, é preciso ir além.

Além da qualidade superior do produto relacionado à proteína animal, os consumidores buscam por uma experiência gastronômica complexa, além de máxima praticidade e bom atendimento”. Assim, para Natalia os conceitos vão muito além de um bom prato ou de um corte diferenciado.

Nichos segmentados serão uma tendência no futuro

A variedade de cortes especiais disponíveis para o consumidor é cada vez maior, atingindo nichos cada vez mais segmentados. Em razão disso, na opinião de Natália, “o mercado de carnes especiais vem ganhando cada vez mais admiração e espaço”.

Dessa forma, Natália explica que as empresas relacionadas ao setor de proteína animal começam a perceber o aumento dessa demanda e a investir em estratégias para atender de maneira mais eficaz seus clientes, buscando satisfazer seus desejos e necessidades, bem como melhorar a rentabilidade do negócio.

Assim, para buscar alternativas de mercado e alcançar maior fidelização do público, a indústria da carne (principalmente frigoríficos) tem investido em produtos cada vez mais diferenciados para clientes cada vez mais exigentes e dispostos a pagar mais pela qualidade extra.

Vale lembrar ainda que a maior parte dos consumidores brasileiros ainda desconhece as diferenças entre os cortes de carnes que consomem, portanto, é preciso maior informação, educação, conscientização e até marketing mais apurado, favorecendo ainda mais a valorização da carne premium.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *