Oportunidades

Veja como alcançar máxima eficiência energética em ambientes refrigerados

A busca pela eficiência energética pode ser obtida por meio de diversas medidas que vão desde a melhora de algumas práticas operacionais simples, até investimentos mínimos pontuais de rápida implementação.

“Com essas simples medidas é possível reduzir os custos de energia de 5% a 15% em instalações já existentes”, comenta o vice-presidente do DNRI (Departamento Nacional de Refrigeração Industrial), vinculado à ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), Silvio Guglielmoni.

Porém, Guglielmoni explica que para alcançar a eficiência energética neste setor é necessária a realização de uma abordagem completa do sistema, como projeto, instalação, operação e manutenção dos sistemas de refrigeração.

Com essa abordagem mais completa será possível identificar as possíveis falhas e limitações do sistema que necessitam de aperfeiçoamento ou aprimoramento.

Atualmente as empresas de refrigeração industrial oferecem tecnologias que possibilitam aos seus clientes encontrar a melhor solução para alcançar eficiência energética para o seu negócio, através do retrofit ou substituição de um sistema de refrigeração, incremento de novos equipamentos e acessórios ou simplesmente adotando pequenas práticas de manutenção e operação”, explica Guglielmoni, que complementa:

“Notamos na prática que alguns investimentos que visam a máxima eficiência energética podem ser rapidamente recuperados em economia de energia”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *