Cuidados na contratação de mão de obra.jpg

Valorização de mão de obra: veja o case da Aurora Alimentos

Conheça a importância da contratação de mão de obra em frigoríficos e veja porque valorizar o trabalhador é essencial para o crescimento da empresa.

Em muitas indústrias frigoríficas brasileiras, os sistemas automatizados estão cada dia mais presentes, a ponto de substituir trabalhadores em muitos processos. No entanto, ainda há grande dependência de pessoas e alcançar a eficiência na contratação de mão de obra continua sendo uma necessidade em frigoríficos.

Via de regra, estes trabalhadores precisam ser mais escolarizados, participativos e polivalentes. Por isso, um processo mais eficiente de contratação de mão de obra ganha espaço nas empresas frigoríficas, caso da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Em dezembro de 2018, o quadro de empregados desta cooperativa totalizava 28.149 pessoas. Já em dezembro de 2019, esse número chegou a pouco mais de 30.000 pessoas.

Veja então como a Aurora Alimentos faz a contratação de mão de obra de suas unidades e saiba porque valorizar os colaboradores é um objetivo da empresa para o crescimento constante.

Contratação de mão de obra: o exemplo da Aurora Alimentos

A Aurora Alimentos sempre foi uma cooperativa que valoriza seus colaboradores, tanto que em 2018 a empresa cooperativa ficou ranqueada na 13ª posição entre as mais amadas do Brasil, no ranking elaborado pelo site de carreira Love Mondays.

Finalizamos 2018 entre “As Melhores Empresas em IDHO - Indicador de desenvolvimento Humano Organizacional 2018”. Na dimensão “Cidadania Corporativa”, consideram-se as práticas de responsabilidade social, ambiental, qualidade de vida, ética, relacionamento com os stakeholders e políticas inclusivas”, explicam os representantes da Cooperativa.

Além disso, o processo de inclusão vem ganhando espaço na sociedade e nas organizações, como a Aurora. “Valorizar as pessoas é o que impulsiona a inclusão e tratar as diferenças individuais de forma respeitosa e construtiva, faz parte deste processo”, comenta a empresa.

Por isso, a Aurora Alimentos possui programas para inclusão de Pessoas com Deficiência e adolescentes na condição de Aprendizes. Possui também Programa de Estágio, que permite oportunidade para o acadêmico ingressar no mercado de trabalho e conhecer o mundo do trabalho de forma prática.

Importância da educação da mão de obra

As indústrias estão passando por um processo disruptivo, que exige trabalhadores mais qualificados, com mais facilidade de entender, interpretar, calcular, inovar, empreender e obter sucesso. “Seguramente esse processo passa por aumento da escolaridade dos trabalhadores”, indica a Aurora.

Por isso, pensando no desenvolvimento das pessoas, a Aurora Alimentos oferece o Auxilio Escola, que objetiva investir e proporcionar aperfeiçoamento e formação aos empregados, através do subsidio parcial para os cursos Técnicos, Graduação, MBA e Pós-Graduação.

Esse investimento oportuniza que o empregado cresça profissionalmente e a empresa tenha pessoas preparadas para determinadas posições”, dizem os representantes da empresa.

Além da mão de obra que atua na operação, os líderes da Aurora também tiveram atenção especial em 2018, sendo realizadas 06 turmas no Programa de Desenvolvimento de Líderes, totalizando 119 líderes treinados e 6.376 horas de treinamento.

Já no Programa de Educação Continuada foram realizadas 32 turmas, com 706 líderes e potenciais lideranças treinadas e 11.296 horas de treinamento.

Benefícios aos colaboradores: parte importante no processo de contratação de mão de obra da Aurora

Acreditando nas pessoas, a Aurora Alimentos fornece um pacote de benefícios focado na qualidade de vida e satisfação de seus empregados, visando complementar a renda familiar e que seja de forma justa e compatível com a sua necessidade. “Esses benefícios fazem com que o colaborador seja cada vez mais comprometido com a cooperativa”, explica a Aurora.

Já o Plano de Saúde é outra preocupação da empresa. Ele é oferecido a todos os empregados, sendo esse um dos principais benefícios oferecidos pela empresa. “Com mensalidade custeada 100% pela empresa, o plano de saúde proporciona segurança e tranquilidade ao empregado, e ainda possibilita a inclusão de seus familiares”.

Entre os benefícios oferecidos pela Aurora no ato da contratação de mão de obra estão:

  • Plano de saúde;
  • Transporte;
  • Prêmio assiduidade;
  • Alimentação;
  • Previdência privada;
  • PTS (prêmio por tempo de serviço);
  • Auxílio-creche; e
  • Assistência odontológica.

Os valores Investidos pela Aurora Alimentos em Benefícios no último ano foram de R$ 198,6 milhões”, complementa a empresa.

A modernização nas relações de trabalho

Com a finalidade de modernizar as relações de trabalho, flexibilizar a remuneração, valorizar os esforços coletivos e individuais, criar um ambiente de cooperação e melhorar a qualidade e produtividade da Cooperativa, a Aurora criou o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

O PPR da Aurora Alimentos visa fazer a distribuição dos resultados de forma igualitária, quando do atingimento das metas estabelecidas para o período.

Prova disso é que nos últimos sete anos, distribuiu resultados aos seus empregados em seis destes, atingindo percentuais que variaram de 1,0 até 2,33 salários de cada empregado.

Por fim é importante salientar que a Aurora Alimentos, devido à sua fundamentação cooperativista, faz a contratação de mão de obra para suas unidades independente de raça, cor, sexo, religião, opinião política, origem nacional ou social, poder aquisitivo, nascimento, com ou sem experiência e/ou deficiência.

Mas afinal, como acertar na contratação da mão de obra?

Vimos até aqui todos os cuidados que a Aurora Alimentos tem para com seus colaboradores. Mas, para obter produtos cárneos de excelente qualidade, baseado no bem-estar animal, no padrão de higiene e na economia é preciso acertar na contratação de mão de obra qualificada.

Dessa forma, algumas dicas são essenciais para contratar mão de obra para frigoríficos, assim como faz a Aurora Alimentos:

  • Defina o perfil do profissional desejado - Para acertar analise as seguintes perguntas: que tipo de profissional estou procurando? Qual atividade ele deverá realizar? Quanto de experiência no mercado de trabalho deve ter? Que nível escolar será exigido? Que qualidades serão essenciais para uma pessoa conquistar essa vaga?
  • Treine a equipe - Muitas empresas que optam por contratar profissionais que apresentam perfis compatíveis com a necessidade e, posteriormente, realizar treinamentos. As capacitações acontecem antes mesmo de o empregado iniciar as atividades. Nelas, o trabalhador aprende os resultados que deve produzir e o tipo de trabalho a ser realizado.
  • Escolha colaboradores que trabalhem em equipe. Ao contratar funcionários, serão encontrados currículos excelentes, mas eles não devem ofuscar um atributo essencial para um profissional: a capacidade de trabalhar em equipe, essencial para o trabalho em frigoríficos. Por isso, por ser preferível escolher um candidato com menos qualificações profissionais a um individuo com muitas graduações, mas que não se relaciona bem com os outros.
  • Atente-se para a recontratação. Muitas empresas perdem bons colaboradores que se desligaram da companhia em busca de uma oportunidade melhor. Tentar recontratá-lo pode ser uma boa opção.

Se considerar esse profissional como um bom colaborador, ofereça vantagens — um aumento de salário, por exemplo — que o faça considerar essa proposta. Caso ele aceite, o processo de seleção será menos trabalhoso e mais assertivo, pois se trata de um individuo já conhecido pela companhia.

Como vimos, existem várias dicas que a indústria frigorífica contratação de mão de obra de alto desempenho. Ao adotá-las, o frigorífico pode ter uma equipe confiável e qualificada. Lembre-se: O colaborador sempre será o ativo mais importante de qualquer empresa.

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar