Tecnocarne Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sala limpa ou ambiente molhado: qual mais indicado ao seu frigorífico?

Sala limpa ou ambiente molhado: qual mais indicado ao seu frigorífico?

Também conhecida como "Clean room", a sala limpa representa um termo técnico designado a ambientes utilizados para testes, procedimentos e manufatura de produtos onde a contaminação por partículas presentes no ar interfere no resultado final.

O termo sala limpa está presente em uma diversidade bem grande de empresas (alimentos, remédios e até tecnologia). Porém, em frigoríficos, o nível de sujidade costuma ser ainda mais elevado devido ao constante manuseio de carnes.

Assim, promover lavagens constantes para garantir que o produto seja processado de forma totalmente higiênica é fundamental, pois evita alterações em suas características, tanto sensoriais quanto estéticas.

Por isso, manter a correta higienização da sala limpa ou dos ambientes molhados em frigoríficos é fundamental e precisa ser realizada da forma mais eficiente possível. Veja algumas dicas importantes sobre o tema a seguir.

Conceito de uma Sala limpa e de um ambiente molhado

Célia Wada, responsável pelo departamento de EHS da BraSGoldeN explica que há ainda muita confusão sobre o que realmente é uma sala limpa e o que é um ambiente molhado. “Muitas pessoas confundem ainda uma sala limpa de um ambiente que necessita de limpeza e higienização continua”.

Segundo Célia, a Sala Limpa representa o termo utilizado para ambientes controlados que são utilizados para testes, procedimentos e manufatura de uma diversidade bem grande de produtos onde a contaminação por partículas presentes no ar podem interferir diretamente no resultado.

Geralmente, estes ambientes controlados são necessários em laboratórios químicos, indústria farmacêutica, indústria eletrônica de alta complexidade (fabricação de chips, nanoprodutos e satélites espaciais), centros cirúrgicos, dentre muitos outros.

Temos ainda salas onde há controle apenas de produtos inorgânicos que chamamos de particulados como também, salas onde há necessidade de controle de bactérias, fungos, etc”, complementa Célia.

Já as salas presentes em frigoríficos que necessitam de limpeza (lavagem) constante são denominadas Ambiente Molhado. “Isso ocorre devido a manipulação diária dos produtos, que tornam o ambiente com alta sujidade, necessitando de limpeza constante”, ressalta a responsável pelo departamento de EHS da BraSGoldeN.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar