Inovação

Adesivo é ferramenta para verificar qualidade da carne de frango

Uma das maiores preocupações do cliente e do mercado é a venda de produtos impróprios para o consumo, afinal a carne pode estar em boas condições visuais, entretanto, ao ser preparada, pode-se perceber que ela está estragada. A UFOP (Universidade Federal do Ouro Preto), desenvolveu um adesivo que avisa sobre a qualidade da carne de frango.

Chamado de “safer tag” (“etiqueta segura”, em tradução livre para o português), o item é colocado sobre o produto cárneo. Isso permite identificar se a carne é fresca e se está em bom estado para ser consumida. O adesivo reage com o próprio meio, sendo capaz de perceber perda de qualidade, através das características do próprio alimento.

Funciona assim: caso o alimento esteja apto para o consumo, o adesivo mostra um símbolo que imita um “rosto feliz”. Mas caso o produto esteja impróprio, a imagem que aparece é a de um “rosto triste”, assim a carne deve ser descartada. Os pesquisadores pretendem ampliar o alcance para outros produtos cárneos, como a carne bovina e suína.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *