• Tecno Carne Digital is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Processos

6 características de boas embalagens de proteínas que você precisa conhecer

Embalagens são parte integrante e essencial no atual sistema econômico da sociedade moderna, sendo impossível imaginar o mundo sem elas. Na escolha de produtos cárneos, ocorre a mesma coisa, com o consumidor geralmente considerando a aparência física do produto/embalagem como seu principal critério de escolha. Assim, as embalagens de proteínas vêm ganhando importância significativa na concepção destes consumidores. Assim, para conquistá-los, muitas empresas estão investindo pesado em pesquisas para aprimorar suas embalagens e atender as necessidades do consumidor.

Toda embalagem é caracterizada por ser o elemento primário que proporciona uma barreira entre o alimento e o ambiente, criando uma espécie de microclima interior.Como já dito, a principal função de qualquer embalagem de proteínas animais é proteger a carne nela armazenada, retardando deteriorações, estendendo a vida de prateleira e mantendo a qualidade e segurança.

Essa proteção deverá persistir desde a saída do frigorífico até o consumo, mantendo todas as características (cor, odor, sabor, textura) do produto armazenado, principalmente contra a presença de microrganismos, insetos, sujidades, entre outros.

Vale lembrar que a embalagem exerce influência sobre a qualidade e a durabilidade de carnes frescas e seus derivados, mas não poderá melhorar a qualidade inicial da carne, nem mesmo irá conservá-la indefinidamente, ou seja, o prazo de validade sempre deve ser considerado.

Além dessas características, boas embalagens de proteínas devem apresentar algumas vantagens técnicas de suma importância, tais como:

  1. Apresentar boa taxa de permeabilidade a gases e vapor d’água;
  2. Devem ser herméticas, resistindo à temperatura sem perigo de deformação permanente e sem promover a recontaminação pós-processo;
  3. Apresentar eficiente barreira à água, já que esta é uma importante porta de entrada de contaminantes;
  4. Apresentar propriedades mecânicas, que garantam boa resistência à perfuração e à tração;
  5. Oferecer transparência/barreira à luz;
  6. Deve ser livre de odores estranhos.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *