Boas Práticas

Fabricantes revelam erros na limpeza, manutenção e uso de balcões frigoríficos

Limpeza dos balcões refrigerados é uma das atividades de rotina mais importantes em açougues e supermercados. Porém, na maioria dos casos é realizada de forma recorrente pelos estabelecimentos. Muitos destes estabelecimentos não fazem a limpeza de forma correta. Assim, com o passar do tempo, a higienização dos balcões começa a se tornar irregular e incompleta.

O gerente técnico da Refrigeração Modelo, Valdeci Gonçalves, e o gerente de pós-venda da Gelopar, Sergio Jash, listam os 12 erros mais comuns na limpeza, manutenção e uso dos balcões refrigerados e balcões frigoríficos. Confira:

  1. Limpeza do balcão utilizando objetos pontiagudos ou cortantes;
  2. Utilização produtos tóxicos (amoníaco, álcool puro, removedores, etc.) ou produtos abrasivos (sapólios, pastas, etc.) juntamente com esponjas de aço ou escovas. “Estes produtos, além de danificar o equipamento, podem deixar odores desagradáveis no equipamento, além de resíduos”, explica Jash;
  3. Esguichar água no produto sem ter cuidados com as partes elétricas ou mecânicas, que podem ficar comprometidas na presença da água;
  4. Não desligar o balcão refrigerado antes de limpar o produto. “É necessário (e altamente recomendável) desliga-lo da fonte de alimentação”, lembra o representante da Gelopar.
  5. Deixar de efetuar limpeza do condensador do produto, acarretando em perda de rendimento e superaquecimento.
  6. Utilização de derivações elétricas (T);
  7. Permitir altas variações de energia;
  8. Falta de manutenção preventiva (limpeza interna, condensadores, evaporadores, gaxetas de borracha);
  9. Transporte ou movimentação inadequada do produto, falta de cuidados no carregamento das mercadorias, exposição ao sol, instalação do equipamento em locais com pouca ou nenhuma ventilação;
  10. Obstrução de entradas de ar para arrefecimento do compressor;
  11. Desligamento dos motores à noite, comprometendo a qualidade do produto e aumentando o consumo de energia no religamento.
  12. Valdeci Gonçalves explica que problemas com vidros, com refrigeração (máquinas) e parte elétrica dos equipamentos, falta de cuidados com portas do balcão e limpeza são outros erros comuns decorrentes da manutenção ineficiente.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *