Processos

Conheça impactos da boa gestão financeira para seu estabelecimento

Geralmente, unidades frigorificas possuem reduzidas margens de lucro, aliadas ao elevado grau de endividamento das mesmas. Tal fato por si só já leva à necessidade permanente de aperfeiçoamento da estrutura de produção, além de busca por maior produtividade, maior eficiência nas negociações de compra e venda e maior atenção para as questões de logística da empresa.

A professora lembra que toda a estratégia competitiva da indústria passa a ser orientada para o controle de custos, que tem tudo a ver com gestão financeira.

Além do mais, a crise não afetou apenas um elo da cadeia da carne e sim toda a cadeia. Neste sentido, a professora da UNIMAR (Universidade de Marília), (SP), Elma Pereira dos Santos Polegato, comenta: “Para a retomada do crescimento é fundamental que haja comprometimento, planejamento e coordenação de todos os elos da cadeia buscando uma gestão sólida, estável e capaz de garantir a matéria prima no final do ciclo”.

Elma diz ser muito importante que a empresa tenha uma visão mais ampla de sua cadeia produtiva, “os custos começam na abordagem integrada da cadeia de suprimentos, sendo que esta envolve reuniões periódicas com todos seus departamentos e foco voltado para a logística de entrada, sem deixar esta preocupação apenas para o almoxarifado e para o setor de compras”.

A má gestão financeira pode iniciar a ruína do negócio

Em qualquer empreendimento, maus gestores quase sempre apresentam desempenho abaixo das expectativas. Em abatedouros, a ocorrência é exatamente a mesma, assim, uma gestão conduzida incorretamente iniciará um processo que pode arruinar o negócio.

Elma indica que a não adoção de uma gestão financeira racional pode culminar na falta de recursos necessários para a continuidade das atividades.

Vale ressaltar que basicamente são três os motivos que mostram que a gestão financeira do abatedouro está sendo malconduzida:

  • Falta de visão: Não conhecer o mercado, principalmente de carnes – onde a questão do mercado futuro é fundamental – culminando em sérios problemas futuros que impedem o crescimento do abatedouro;
  • Má compreensão de finanças: fundamental para o mercado de carnes, que costuma variar bastante quanto ao preço;
  • Problemas na comunicação: Gerentes ineficientes costumam não conseguir se relacionar com parceiros comerciais, não mantendo relacionamentos de longo prazo com clientes e fornecedores, danificando todo o negócio.

Portanto, para a professora, ações ligadas ao planejamento, organização, monitoramento e conhecimento do mercado são essenciais para gerenciar um abatedouro.

Essas características fazem parte do crescimento ideal da empresa, para que ela possa gerar lucros e dividendos. Em se tratando de abatedouros, o retorno financeiro torna-se mais demorado (muitos anos) considerando os altos investimentos realizados para início das atividades”, explica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *