Inovação

5 importantes vantagens das embalagens termoformadas

A termoformagem representa uma das mais eficientes formas para moldar lâminas plásticas, dando a elas forma que resultam no que conhecemos como embalagem termoformada. Esse tipo de embalagem vem se popularizando bastante no setor de alimentos, possuindo também grande utilização e alta aceitação no mercado de carnes.

Quais são as 5 principais vantagens das embalagens termoformadas?

#1. Possibilidade de embalar diversos tipos de produtos

Para o gerente de pesquisa & desenvolvimento da Videplast, Agnaldo Crippa, uma das principais vantagens das embalagens termoformadas é sua capacidade de embalar diversos tipos de produtos seguindo várias necessidades.

A embalagem termoformada pode embalar produtos de diversas formas, sem extração de ar, com extração de ar (na presença vácuo) e também com injeção de gás (quando há a necessidade de uma atmosfera modificada). Ou seja, mostra toda sua versatilidade”.

Crippa salienta ainda que a embalagem termoformada costuma se adequar a cada produto e sua necessidade. “Tudo irá depender dos requisitos técnicos de conservação de cada um”, garante.

#2. Redução de custo e de espaço

Sem dúvidas, o custo de produção vem sendo uma das grandes preocupações dos fabricantes de embalagens. Por isso, desenvolvem várias alternativas, e uma delas é a embalagem plástica termoformada.

A economia é uma das maiores vantagens das embalagens termoformadas quando comparadas a outros tipos de embalagens.

Devido a sua forma de produção, Crippa salienta que as embalagens termoformadas podem apresentar redução de custo quando comparadas às bandejas rígidas mais tradicionais. Há casos, onde pode haver uma redução no custo de até 60%.

Outra vantagem deste tipo de produto está relacionada ao fato desta não necessitar de grandes áreas (espaços físicos) para armazenamento de embalagens vazias.

Além disso, por “não transportar ar”, as embalagens termoformadas apresentam também menor custo quanto ao transporte, tornando esse meio de produção economicamente competitivo.

#3. Proporcionam alta produtividade da linha de embalagem

Como uma das vantagens mais significativas das embalagens termoformadas, Crippa cita a capacidade do equipamento de termoformagem em gerar alta produtividade da sua linha de produção.

Na termoformagem das embalagens, é o equipamento quem dita a produtividade da linha através da definição do número de ciclos por minuto, garantindo alta capacidade produtiva”, garante o gerente.

O processo de termoformagem oferece a embalagem as mais diversas formas e tamanhos, respeitando as qualidades funcionais de cada produto. Tal fato é a comprovação que o sistema de corte apresenta alta versatilidade, permitindo a apresentação do produto final ao consumidor em potes individuais ou agrupados em bandejas de unidades variáveis.

Dentre todas as vantagens das embalagens termoformadas, essa, de forma especial, garante menor desperdício de matéria-prima para a indústria, contribuindo também com a redução dos custos.

#4. Envase totalmente de acordo com as normas sanitárias

Uma das grandes preocupações da sociedade atual é com a segurança alimentar dos produtos por nós consumidos e, este fator representa uma das grandes vantagens das embalagens termoformadas, já que sua produção atende todas as normas sanitárias.

Neste tipo de embalagem, tanto a dosagem quanto a selagem, são feitas imediatamente após a formagem, evitando qualquer necessidade de manipulação das embalagens, impedindo dessa forma qualquer forma de contaminação por impurezas ou pó.

Além disso, a embalagem termoformada oferece ótima qualidade de armazenamento do produto, garantindo melhor vida útil da proteína nela acondicionada.

Crippa explica também, que existe possibilidade de inclusão de sistema conhecido como easy open na embalagem. “Esse sistema visa facilitar a retirada do produto pelo consumidor, necessitando somente de um dispositivo no molde de termoformagem”, exemplifica.

#5. Excelente apresentação final do produto embalado

Crippa explica que a embalagem termoformada apresenta grande padronização da formatação da embalagem, definida pelo formato do molde do equipamento. Tal fato garante excelente apresentação do produto embalado.

Por fim, as embalagens podem ser termoformadas em uma variedade bem extensa de formas e tamanhos, porém sempre respeitando suas qualidades funcionais e estéticas, garantindo formas, proporções e cores sempre padronizadas. A consequência disso tudo será uma imagem muito atraente para o consumidor.

Artigo Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *